OLIVEIRA DO BAIRRO

O concelho de Oliveira do Bairro situa-se entre Aveiro e Coimbra, no Coração da Bairrada, com um enquadramento geográfico privilegiado no centro de Portugal.

Influenciado pela Ria de Aveiro e pela Região da Bairrada, é um território de referência pela sua simbiose única entre cultura e arte, história e modernidade e património e natureza.

A cerâmica integra a identidade deste Município e é uma parte importante da sua economia. Até ao final da década de 90, predominava a indústria cerâmica do barro vermelho, do tijolo, da telha e da abobadilha. Atualmente, embora se mantenha a cerâmica do barro vermelho, destaca-se o setor da reabilitação e da decoração, com uma aposta crescente na inovação e no design.
Com o objetivo de imortalizar esta arte, que foi e é o dia-a-dia de muitas gerações de oliveirenses, a cerâmica está representada na primeira intervenção de arte urbana realizada em Oliveira do Bairro.

À entrada da cidade, apresenta-se o mural que homenageia as suas gentes e tradições. A sua a cor laranja remete para a arquitetura industrial das antigas fábricas, construídas em tijolo maciço de barro vermelho, com as suas típicas chaminés, que fazem parte da paisagem da cidade.

Um dos exemplos desta arquitetura, a antiga Fábrica da Cerâmica Rocha, foi reabilitada e valorizada arquitetonicamente no ano de 2020. Foram, ainda, recuperados e conservados exemplares arqueológicos importantes e com uma forte natureza identitária. A transformação deste edifício num espaço multiusos, fará com que, no imediato, se torne num dos ícones do concelho, contribuindo para a sua valorização cultural, turística e económica.

Duarte Novo

Duarte Novo

Presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro

MENSAGEM DO PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE OLIVEIRA DO BAIRRO

É com enorme satisfação que o Município de Oliveira do Bairro integra a Associação Portuguesa de Cidades e Vilas de Cerâmica (APTCVC).
A tradição e a importância que a indústria cerâmica tem neste Concelho, enquanto património diferenciador e de extrema relevância económica, cultural e social, impunha que aderíssemos a esta iniciativa.
A integração do nosso Município na APTCVC é mais um passo para resgatar a História desta indústria no nosso Concelho, homenageando todos os homens e mulheres oliveirenses que trabalharam e ainda trabalham neste setor.
Venha visitar-nos e descubra um território de cultura, de música e de arte, de história e de modernidade e de património e natureza.
Esperamos por si em Oliveira do Bairro. No Coração da Bairrada!

 

O Presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro

Duarte Novo