PORTUGAL CERÂMICO APRESENTADA EM AUBAGNE – Capital francesa do “Santon” e da Cerâmica –
Foi inaugurada no passado dia 13 de Junho no centro de arte “Les Penitents Noirs”, antiga capela construída no sec. IX e com fachada neoclássica do sec. XVIII, em Aubagne, a exposição “Barro”, constituída pela mostra “Portugal Cerâmico”, organizada pela AptCVC que agora chegou a França depois de ser apresentada em várias cidades e vilas cerâmica no nosso país.
A inauguração foi feita pelo Prefeito Gérard Gazaym de Aubagne, na presença do Diretor Executivo da AptCVC e da Presidente da Associação de Cerâmistas e Santonnières da região de Aubagne, numa iniciativa que foi apoiada pela Aix-Marseille-Provence Métropol.
A exposição patente na capital dos “Santons” e da Cerâmica, é constituída pela exposição “Portugal Cerâmico”, com a representação de todas as cidades e vilas de cerâmica que pertencem à Associação portuguesa das cidades e vilas de cerâmica, juntamente com obras de dois membros honorários individuais Arquiteto Manuel da Bernarda e Mestre Manuel Cargaleiro. Esta exposição apresentada na capital da cerâmica francesa é pontuada com trabalhos tradicionais e contemporâneos da cerâmica provençal
Foi referido pelos organizadores que a exposição “oferece um impressionante panorama de arte cerâmica lusitana, comparado com a arte cerâmica Provençal, com obras da coleção patrimonial da Metrópolis”.
No ato estiveram presentes diversas entidades locais e regionais, entre os quais Daniel Salenc da Câmara de Comércio de Bouches-du-Rhône, Dany Menet do departamento de Finanças públicas, Evelyne Farisser responsável cerâmica da Métropole Aix Marselha Provence e Jean-Claude Marcaggi responsável pelas iniciativas da cerâmica na região, bem como alguns cônsules de países mediterrânicos.
Segundo os organizadores este certame constitui uma homenagem aos ceramistas de ontem e hoje de Portugal bem como daquela região da Provence.
A exposição foi apresentada por Florence Amy, presidente da Associação dos Ceramistas e Santonniers do Pays de Aubagne e de l’Étoile, que destacou vivamente a importância deste intercâmbio e da participação de Portugal na Argilla.
A exposição “BARRO” abriu o verão cerâmico do município de Aubagne, a cidade francesa da Cerâmica e dos Santoniers, e estará patente até 16 de setembro no Centre d’art des Penitents Noirs, um dos pontos centrais da vida cultural daquela região, situado junto ao “petit monde” de Marcel Pagnol um museu vivo e lúdico, do escritor e cineasta Marcel Pagnol, uma importante figura da cultura francesa que teve cadeira na Academia Francesa das Artes. Nesta exposição há mais de 200 santons, confecionados por artistas locais, da coleção de Pagnol juntando tradição e modernidade.