Palestra “A Fábrica de Cerâmica Lusitânia – subsídios para a sua história e estudo” no dia 28 de outubro, pelas 15.30 horas no Museu de Cerâmica de Sacavém. Inscrições até 27 de outubro.
No acervo do Museu de Cerâmica de Sacavém também existem várias peças de Loiça Decorativa com a marca pintada LUSITÂNIA (algumas associadas à marca SACAVÉM). No seguimento de anteriores palestras à volta de outras indústrias de cerâmica nacionais e estrangeiras, convidamos a vir saber mais sobre esta fábrica portuguesa.
Propomos uma abordagem, vinte anos depois, da reconstituição da Fábrica Lusitânia, através de um estudo no âmbito de uma cadeira de Arqueologia Industrial. A sua história, produção e “inevitável?” demolição. Um olhar atual sobre a “preexistência” que não conta História.
Palestra pela Dra. Isabel Maria Pinheiro Cameira, licenciada em História, na variante de Arqueologia, pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, em 2005. Técnica da Câmara Municipal de Lisboa desde 1996, desempenha funções na área de arqueologia /património industrial desde 2006, no Museu da Cidade. Atualmente integra o Centro de Arqueologia de Lisboa, na área de investigação do Património Industrial. Publicou o título A fábrica de Cerâmica Lusitânia, da editora Apenas Livros, coleção os Vicentes, em 2008.