Hoje foram conhecidos os resultados da eleição para os lugares renováveis este ano dos órgãos da Academia Internacional de Cerâmica (AIC), de que a AptCVC é membro efetivo desde este ano.
Juntamos em anexo os resultados dessa eleição, em que participaram os membros individuais da Academia e que permitiram eleger como Presidente, para um mandato de 6 anos, o nosso colega Diretor executivo da Associação Espanhola de Cidades Cerâmicas, Oriol Calvo Vergés, que tem tido uma ligação muito forte à cerâmica portuguesa, tendo partido dela a maior participação de membros portugueses na Academia, bem como saiu dele a iniciativa de propor à Assembleia Geral da Academia no Congresso de Genève de 2022, a realização em Portugal este ano do 51º Congresso da AIC. Oriol Vergés desempenhava até agora o cargo de Tesoureiro da AIC e é Diretor do Museu del Càntir de Argentona.
Também ele esteve com Giuseppe Olmetti em Portugal, em 2015, numa diligência do Agrupamento Europeu das Cidades Cerâmica, para criar as condições e a motivação de algumas cidades e vilas cerâmicas portuguesas que eles visitaram para a criação no nosso país também de uma Associação que veio a culminar em 2018 com a criação da AptCVC.
É pois com regozijo e grande satisfação que anunciamos a eleição de Oriol Calvo Vergés como Presidente da AIC para os próximos 6 anos, que para mais tem a facilidade de se exprimir em várias línguas europeias, dominando suficientemente o português para se expressar e compreender a nossa língua.
É pois com grande felicidade que achamos uma excelente coincidência que a tomada de posse para este cargo vá acontecer no Congresso da AIC que se realiza em Portugal na 3ª semana de Setembro.
(Na foto Oriol ao cimo do lado esquerdo numa reunião on-line com alguns membros da AIC em Portugal)