Há trinta anos que o forno tradicional da Casa do Barro não era aceso. Para a comunidade foi um regresso às origens da raiz desta freguesia ligada ao barro. “Fornada” tem como principal objetivo reforçar a participação da comunidade nas atividades desenvolvidas pela Casa do Barro. Com a oficina do oleiro (roda do oleiro), impressão 3D, cerâmica e outras técnicas pretende-se fomentar e facilitar a reativação de um conjunto de dinâmicas com os habitantes da localidade do Telhado e da região. A atividade foi realizada em dois momentos distintos. Durantes meses foram desenvolvidas atividades dedicadas à produção de peças, com diversas técnicas e processos, com o apoio de oleiros e ceramistas convidados. Mais tarde, realizou-se a tão esperada cozedura.
Durante catorze horas o forno a lenha cozeu as tradicionais peças utilitárias, que fazem parte da identidade da olaria da freguesia do Telhado. Foi uma grande festa, na Casa do Barro. Cozeram-se mais de 200 peças, “como antigamente”. Passaram pelo Casa do Barro mais de quatro centenas de curiosos, participantes, habitantes durante o certame. ” Foi para nós, uma grande emoção. Hoje a Casa do Barro é a nossa alegria. Passa por aqui tanta gente para moldar o que terra nos deu, o barro.”
O Forno da Casa do Barro irá continuar a sua verdadeira missão, à semelhança de um passado fértil, cujo futuro está assegurado pelas diversas iniciativas que se realizam permanentemente na Casa. Atualmente, a Casa do Barro é um liberatória de ideias, em que a criatividade potência e adivinha o futuro prospero, através de novas linguagens, de novos oleiros, artistas, ceramistas que procuram outros mundos, que pretendem transformar a argila em novas formas.