Exposição “Mãos que fazem Bisalhães” no Museu da Vila Velha, em Vila Real
A Exposição Inaugurada no Museu da Vila Velha, em Vila Real, “Mãos que fazem Bisalhães”, que contou com a curadoria do Museu do Douro, teve como que Necessita de Salvaguarda Urgente da UNESCO, a 29 de novembro de 2016 e homenagear os artesãos.
A Vereadora da Cultura do Município de Vila Real, Mara Minhava, agradeceu a presença de todos, em particular aos Oleiros, que fizeram questão de estar presentes neste evento; e reconheceu a importância desta exposição para sensibilizar a comunidade. Esta exposição teve grande afluência do público no dia da inauguração e no espaço temporal em que esteve patente no Museu da Vila Velha.
Os Oleiros, Albano Carvalho (88 anos), Cesário Martins (85 anos), Manuel Martins (89 anos), Querubim Rocha (80 anos), Jorge Ramalho (53 anos) e Miguel Fontes (42 anos) mostraram-se felizes ao ver a exposição e o reconhecimento do seu trabalho e arte.
Dada a importância desta exposição e o desejo de levar a nossa arte a todo o país, “Mãos que fazem Bisalhães” tornou-se uma exposição itinerante.
Já esteve patente ao público no Museu do Douro, Cit de Sambade em Alfândega da Fé e agora no Museu do Vinho em S. João da Pesqueira, em todos estes locais tem tido muito sucesso. De seguida, continuará a itinerância por outros Municípios.