A Galeria Municipal de Montemor-o-Novo acolhe de 20 de janeiro a 24 de fevereiro, a exposição itinerante “A Cerâmica Portuguesa”.
A mostra foi inaugurada na sexta-feira, 20 de janeiro, na Galeria Municipal de Montemor-o-Novo, com a participação de Henrique Lopes, Vereador do Pelouro da Cultura e Arte e Eduardo Luciano, em representação da Associação Portuguesa de Cidades e Vilas de Cerâmica (APTCVC), que abordaram o papel que a Associação desempenha no desenvolvimento, promoção e valorização da cerâmica nacional. Por parte do Município esteve ainda presente Hermínia Santos, técnica que acompanhou a instalação da exposição.
A Exposição ‘A Cerâmica Portuguesa’ dá uma breve e expressiva panorâmica da cerâmica portuguesa, reunindo um conjunto de obras das 26 vilas e cidades que formam a APTCVC, na qual Montemor-o-Novo está inserido, e que dispõem de uma forte tradição neste ramo assim como um riquíssimo património ligado à produção artesanal e contemporânea.
Montemor-o-Novo é hoje reconhecido pela cerâmica artística, produzida por vários ceramistas que aqui se instalaram, assim como, pela cerâmica de construção produzida no Telheiro da Encosta do Castelo, no Centro de Investigação cerâmica e no Laboratório de Terra , dinamizados pela Associação Oficinas do Convento, com o apoio do Município de Montemor-o-Novo.