Fevereiro 8, 2023 Autor

Da Gardunha ao Pinhal, pelas Casas do Território…

Como se lê na Casa do Barro, na freguesia do Telhado gravada na parede, a frase de José Cardoso Pires

Da Gardunha ao Pinhal, pelas Casas do Território…

 

A Câmara Municipal do Fundão criou um passaporte familiar e individual para promover as doze Casas do Território, onde está a Casa do Barro (Telhado), que fazem parte do projeto das Casas e Lugares do Sentir e estão integradas no Clube UNESCO. As ilustrações foram criadas pelo artista João Vaz de Carvalho.

“Da Gardunha ao Pinhal, pelas Casas do Território” foi o mote para uma viagem ao redor das marcas do concelho do Fundão e a sua identidade coletiva. Para o efeito, a CMF disponibilizou um autocarro para as famílias para que em conjunto possamos desfrutar e usufruir destes espaços e da expressividade e história de cada um deles.

As casas são verdadeiros laboratórios de conhecimento. É uma aula aberta pelo território, pelo Concelho que as acolhe e permite dar a conhecer a “nossa casa materna”, bem como estreitar laços de comunidade e de pertença. As Casas também valorizam os saberes. A rede de casas consiste em autorrepresentações coletivas da população e, simultaneamente, promotoras da coesão social existente.

Contato: casaselugaresdosentir@cm-fundao.pt

 

CONTACTOS