Realizou-se hoje por vídeo conferência a Assembleia Geral da Associação Portuguesas das Cidades e Vilas de Cerâmica para apreciar e aprovar o Relatório de Atividades e Contas de 2020 da Associação, bem como o Parecer do Conselho Fiscal. Todos os documentos foram aprovados por unanimidade.
No âmbito da mesma Assembleia foi apresentado o programa para a comemoração do 3º aniversário da APTCVC, que terá lugar no próximo dia 20 de Abril às 10 horas por WEBINAR.
Esta conferência subordinada ao tema “CERÂMICA PORTUGUESA – SUSTENTABILIDADE E RESILIÊNCIA NO MUNDO GLOBAL”, será aberta pela Secretária de Estado da Valorização do Interior, Dra. Isabel Ferreira, seguindo-se a intervenção de diagnóstico sobre “A cerâmica na Europa” por Giuseppe Olmeti – Secretário-Geral e Diretor de Projetos do Agrupamento Europeu de Cidades Cerâmicas (AEuCC) e Secretário e Coordenador da Associação Italiana Cidade da Cerâmica (AiCC).
No momento seguinte Xavier Morant – ceramista, autarca e Presidente do AEuCC e Oriol Calvo – Vice-secretário e Diretor Executivo (AEuCC) abordarão o tema da “Cerâmica europeia criativa, artesanal e industrial para os próximos 20 anos”.
Sónia Borga, ceramista das Caldas da Rainha proprietária da Oficina S. Pedro com galerias em Óbidos e Sintra, João Lourenço, Olaria Lourenço em Oliveira e Moisés Baraça, oficina de figurado em Galegos Sta. Maria, ambos em Barcelos, falarão posteriormente sobre “Desafios da cerâmica nacional – Digitalização e sustentabilidade”, moderados por José Luiz de Almeida Silva Diretor Executivo da APTCVC. Encerrará o Webinar a Presidente da APTCVC Vereadora Célia Batalha Fernandes. Na página WEB da APTCVC vão estar também patentes filmes vídeo dos membros honorários da Associação sobre as suas atividades em prol da cerâmica.
Igualmente foi referida a participação das cidades e vilas cerâmicas na iniciativa europeia do BOM DIA CERÂMICA, a 15 e 16 de Maio, que devido aos riscos pandémicos, este ano deverá ter pela segunda vez uma dimensão digital, tendo sido desafiadas a realizar um filme vídeo sobre a atividade e o património cerâmico para divulgação na Internet a partir desse fim de semana.
Igualmente foi lembrado que a Exposição da APTCVC sobre a Cerâmica Portuguesa está estacionada em Aveiro, desde a Bienal onde foi a última vez apresentada, devendo em breve iniciar uma nova viagem pelos municípios portugueses, já com a participação dos municípios que aderiam à Associação mais recentemente.