Novembro 19, 2024 Autor

AptCVC passa a contar com 31 municípios portugueses como membros efetivos

Os novos membros efetivos são os municípios de Tomar e de Miranda do Corvo e o membro honorário o CEARTE

AptCVC passa a contar com 31 municípios portugueses como membros efetivos

Na passada sexta-feira, dia 15 de novembro, decorreu no Centro Cultural do Redondo, a Assembleia Geral Ordinária da Associação, numa jornada que se passará a chamar dos “Encontros de Outono”, e que servirá para a aprovação anual do Plano de Atividades e igualmente uma jornada cultural de divulgação da cerâmica do Membro acolhedor.

Neste sentido o município de Viana do Castelo apresentou a sua candidatura para o Encontros de Outono edição 2025, o que foi aceite unanimemente, integrando o seu programa da Capital da Cultura do Eixo Atlântico 2025.

Nesta Assembleia realizou-se a apresentação pela Direção do Plano de Atividades e Orçamento para o próximo ano, documentos que foram aprovados por unanimidade. Estes documentos integram as principais atividades a realizar, bem como o respetivo financiamento, e os projetos da AptCVC no domínio da sua participação em organismos internacionais, como o Agrupamento Europeu, a que preside atualmente.

Seguiu-se a apresentação das candidaturas, já aceites pela direção, de novos membros efetivos que foram os municípios de Tomar e de Miranda do Corvo, tendo a Assembleia aprovado os mesmos por aclamação.

Igualmente a Assembleia aprovou por unanimidade e também por aclamação a nomeação do CEARTE – Centro de Formação Profissional para o Artesanato e Património, como membro Honorário da AptCVC.

Foram ainda aceites e ratificados os convites da Direção aos novos membros para o Conselho Consultivo, os especialistas altamente credenciados, Professores José Meco e Vítor Serrão, bem como o Diretor Executivo do Agrupamento Europeu (AeuCC) e italiano (AiCC)Giuseppe Olmeti.

No decorrer do resto da Assembleia foram ainda aprovadas as propostas de condecoração para entrega na cerimónia do 7º aniversário da Associação a decorrer em Abril de 2025 em Coimbra, bem como a proposta estatutária de manutenção das quotas para o próximo ano.

Finalmente os municípios de Alcobaça e das Caldas da Rainha fizeram a apresentação formal dos resultados do 51º Congresso da Academia Internacional de Cerâmica, realizado em setembro naquelas cidades e que constituíram um importante êxito reconhecido internacionalmente. A Assembleia aprovou um voto de louvor a estes Membros por aquela realização com aclamação.

Ainda no decorrer dos trabalhos o município de Vila Franca do Campo fez a apresentação do seu projeto da realização da Feira da Cerâmica naquela vila açoriana em maio de 2025, para o que pediu a participação e apoio da AptCVC.

Também foi apresentado pelo município de Leiria a proposta de integrar no Plano de Atividades para 2025 da 8ª Exposição Nacional de Olaria naquela cidade, que terá lugar de 5, 6 e 7 de setembro, no Jardim Luís de Camões.

Igualmente o município de Mafra, cujo Ex-Presidente Helder Sousa e Silva, foi eleito deputado europeu nas últimas eleições, apresentou a sua proposta da realização em Bruxelas de 2 a 7 de junho de 2025 de uma jornada de promoção da cerâmica portuguesa, junto das Instituições Comunitárias. Esta proposta recebeu a melhor aceitação pela Assembleia considerando um momento excelente para a cerâmica portuguesa se afirmar a nível europeu e desde logo levando a Exposição itinerante AptCVc Portugal Cerâmico.

CONTACTOS