Residência Artística destaca olaria de Viana do Alentejo
Até dia 9 de julho está a decorrer em Viana do Alentejo, na Oficina do Mestre Feliciano Branco Agostinho, uma residência artística .
O projeto, que proporciona o encontro entre duas realidades e práticas artísticas, as da olaria tradicional e a do design gráfico e ilustração contemporâneos, conta com a participação de 4 ilustradores nacionais – Bruno Reis Santos/Mantraste, José Torres, Mariana Margarida Malhão e Mariana, a Miserável – e a família de artistas ceramistas Feliciano Agostinho.
Sob a direção artística da VICARA e produção da Passa ao Futuro, o ponto de partida para esta residência artística são os motivos humorísticos recorrendo, para tal, a técnicas tradicionais e locais da faiança e barro vermelho pintados e esgrafitados.
Algumas das peças escolhidas – alguidares, pratos de parede, potes e pequena peças utilitárias – serão, posteriormente, editadas em séries limitadas e outras ainda em produções mais alargadas.
A divulgação e apresentação dos resultados será efetuada através de uma exposição na Galeria Senhora Presidente, no Porto, no mês de dezembro. Será ainda editado um catálogo com os processos, técnicas, autores e percurso, bem como criada uma Plataforma de Arquivo e Divulgação de Ilustração em Cerâmica, com o foco no centro oleiro de Viana do Alentejo.
De salientar que, no dia 9, último dia da residência artística, terá lugar um evento destinado à partilha de memórias e formação, com o intuito de envolver a comunidade, sensibilizando-a para o valor cultural da olaria tradicional local.