Julho 8, 2021 Autor

Residência Artística destaca olaria de Viana do Alentejo

Oficina do Mestre Feliciano Branco Agostinho, uma residência artística de criação de produção de peças cerâmicas

Residência Artística destaca olaria de Viana do Alentejo
Até dia 9 de julho está a decorrer em Viana do Alentejo, na Oficina do Mestre Feliciano Branco Agostinho, uma residência artística .
O projeto, que proporciona o encontro entre duas realidades e práticas artísticas, as da olaria tradicional e a do design gráfico e ilustração contemporâneos, conta com a participação de 4 ilustradores nacionais – Bruno Reis Santos/Mantraste, José Torres, Mariana Margarida Malhão e Mariana, a Miserável – e a família de artistas ceramistas Feliciano Agostinho.
Sob a direção artística da VICARA e produção da Passa ao Futuro, o ponto de partida para esta residência artística são os motivos humorísticos recorrendo, para tal, a técnicas tradicionais e locais da faiança e barro vermelho pintados e esgrafitados.
Algumas das peças escolhidas – alguidares, pratos de parede, potes e pequena peças utilitárias – serão, posteriormente, editadas em séries limitadas e outras ainda em produções mais alargadas.
A divulgação e apresentação dos resultados será efetuada através de uma exposição na Galeria Senhora Presidente, no Porto, no mês de dezembro. Será ainda editado um catálogo com os processos, técnicas, autores e percurso, bem como criada uma Plataforma de Arquivo e Divulgação de Ilustração em Cerâmica, com o foco no centro oleiro de Viana do Alentejo.
De salientar que, no dia 9, último dia da residência artística, terá lugar um evento destinado à partilha de memórias e formação, com o intuito de envolver a comunidade, sensibilizando-a para o valor cultural da olaria tradicional local.

CONTACTOS