QUASE DUAS DEZENAS DE MEMBROS SE APRESENTARAM EM AVEIRO NO I CONGRESSO NACIONAL E MOSTRA DE CIDADES E VILAS DE CERÂMICA PORTUGUESAS
Mais de duas dezenas de membros AptCVC se apresentaram numa rubrica “Quem é Quem”, no Centro de Congressos de Aveiro no I Congresso Nacional e Mostra de Cidades e Vilas de Cerâmica.
Os municípios membros da Associação apresentaram a sua história no domínio da cerâmica ao longo dos tempos, bem como o seu atual potencial e as atividades que presentemente desenvolvem na promoção da cerâmica patrimonial, arquitetural, artesanal, artística ou industrial, mostrando a força do país nesta área.
No segundo dia do Congresso houve outras intervenções temáticas de vários oradores qualificados sobre temas atuais da cerâmica portuguesa, nomeadamente da tradição e inovação criativa na cerâmica portuguesa e os desafios da sustentabilidade e da história da cerâmica em Portugal e na Globalização.
Neste parte do Congresso Cláudia Domingues, vice-presidente da APICER, apresentou o potencial da cerâmica portuguesa no mundo, bem como Jorge Marques dos Santos, Presidente do CTCV, a dinâmica daquele Centro Tecnológico no apoio ao setor e à sua modernização.
A equipa de design das Cerâmicas S. Bernardo – PP&A, apresentou o projeto Claraval utilizando tecnologias revolucionárias que transformam sons em formas e a trajetória daquele projeto a nível mundial.
Ainda na manhã do segundo dia Cláudia Milhazes do Museu da Olaria de Barcelos e Diana Borges e Richard William das Porcelanas Vista Alegre, dissertaram sobre Tradição e Inovação Criativa na Cerâmica.
Finalmente na sessão da tarde o professor João Labrincha da Universidade de Aveiro dissertou sobre a Cerâmica e os desafios da Sustentabilidade e o Dr. Alexandre Pais, Diretor do Museu Nacional do Azulejo sobre a História da Cerâmica em Portugal e a Globalização.