LEIRIA

Entre o Castelo e o rio Lis nasceu e cresceu Leiria. Enamorada por dois rios, o Lis e o Lena, banhando-se nas areias douradas do Atlântico, povoada de belas matas, Leiria propicia locais inesquecíveis e de raro encanto.

Capital de distrito e localizada no centro litoral do país, a atração pelo concelho de Leiria está à vista: rios, praia, pinhal, lagoas, salinas, abrigos rupestres, arquitetura religiosa e civil, a monumentalidade das construções medievais, museus, termas, tradições populares nas suas manifestações mais puras, artesanato e muita e rica gastronomia.

Leiria tem interesse na valorização do seu património azulejar, com destaque para os elementos decorativos de gosto Arte Nova da arquitetura Korrodi, assim como do seu património cerâmico, material e imaterial, com ênfase na freguesia da Bajouca.
A fabricação da louça da Bajouca sempre se produziu com o intuito e a finalidade de servir o povo simples e rural, indo ao encontro das suas necessidades como objeto útil. Porém há que salientar que havia sempre da parte dos oleiros uma certa preocupação estética e ornamental das peças. Cada artista tinha os seus modelos próprios, que se traduziam numa espécie de assinatura.

Do barro e das mãos sábias dos oleiros, o girar da roda é melodia. E desta simbiose parece ecoar um lamento, um choro e uma esperança. Ver os nossos artesãos a trabalhar o barro é experienciarmos uma arte milenar que teimam em preservar e coloca-nos em presença de um dos mais importantes elementos identitários da nossa região – a arte popular oleira.

A Câmara Municipal de Leiria, em conjunto com a Associação Bajouquense para o Desenvolvimento, tem promovido ações de sensibilização para esta arte, com o objetivo de revigorar uma das mais marcantes manifestações do artesanato no concelho, no sentido de promover o barro, partilhar o saber-fazer, valorizar o ofício e evidenciar o seu potencial para a sustentabilidade económica e social.

Gonçalo Lopes

Gonçalo Lopes

Presidente da Câmara Municipal de Leiria

MENSAGEM DO PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE LEIRIA

O barro faz parte da identidade de Leiria.

Além da atenção que tem dado à olaria e ao artesanato, com a presença dos oleiros e artesãos em certames nacionais e internacionais, da Exposição Nacional de Olaria, de exposições de autor, de residências artísticas com artesãos internacionais, o Município quer apostar, também, na preservação e valorização do património azulejar do concelho e na valorização da cerâmica industrial.

Fazer parte destas redes, APTCVC e AeuCC, nacional e europeia, é uma mais-valia para a consecução e operacionalização da ambição dos artesãos, dos ceramistas, dos artistas, dos empresários e do concelho de Leiria.

 

O Presidente da Câmara Municipal de Leiria

Gonçalo Lopes