Exposição “A Cerâmica Portuguesa” abriu nas Caldas da Rainha
Abriu na passada sexta-feira, Dia Nacional do Azulejo, no Espaço Concas (Centro de Artes das Caldas da Rainha) Reúne um conjunto de obras das 22 vilas e cidades que formam a Associação Portuguesa de Cidades e Vilas de Cerâmica (AptCVC), que dispõem de uma forte tradição neste ramo, bem como um riquíssimo património ligado à produção artesanal e contemporânea, utilizando a argila como base.
A AptCVC, fundada a 17 de abril de 2018, é constituída por 18 municípios portugue ses, tendo como membros fundadores, Alcobaça, Aveiro, Barcelos, Batalha, Caldas da Rainha, Ílhavo, Mafra, Montemor-o-Novo, Redondo, Reguengos de Monsaraz, Tondela, Viana do Alentejo, Viana do Castelo e Vila Nova de Poiares. Em 2020, aderiram os municípios de Oliveira do Bairro e Porto de Mós, seguidos de Leiria e Condeixa em 2021. Já em 2022 pediram a adesão à Associação e foram aceites em Assembleia Geral os municípios de Fundão, Estremoz, Loures e Vila Real, que também foram convidados para aderirem a esta mostra da cerâmica portuguesa.
A partir da exposição apresentada nas Caldas da Rainha, também farão parte da mesma, trabalhos dos seus membros honorários – Arquiteto Manuel da Bernarda e Mestre Manuel Cargaleiro – que vão de forma enriquecê-la.
A Exposição vai estar aberta ao público até 6 de Junho.