Abril 12, 2023 Autor

Educação em ação, Casa do Barro

Projeto educativo da Casa do Barro éno concelho do Fundão

Educação em ação, Casa do Barro

O projeto educativo da Casa do Barro é reconhecido pela comunidade educativa fora e dentro do concelho do Fundão. Centenas de crianças e jovens  passam pela Casa do Barro, sempre com a dinâmica de criar, proteger e promover o património do saber e do conhecimento existente na Casa do Barro. Este é um dos doze espaços que integram as Casas e Lugares do Sentir, uma rede que promove práticas importantes na arte de aprender e ensinar, como a interdisciplinaridade, que segundo alguns autores, como Olga Pombo “(…) é uma prática de ensino que promove o cruzamentos de saberes disciplinares.”

O orientador, o guia da visita aproveita os conteúdos da Casa do Barro e tenta relacioná-los com outras áreas do conhecimento, como a Matemática, a Língua Portuguesa, a História, a Geografia, entre outras. É o conhecimento e a construção, fora da sala de aula, assumindo uma posição da Escola Activa, que fomenta o espírito crítico e a interação.

No mundo da oficina de barro, aliado à visita guiada, trabalha-se e estimula-se, acima de tudo, a Metacognição, prática que consiste “em aprender a pensar e em aprender pensamentos,” (Simões, 1989).  A aprendizagem está ligada ao pensamento, à reflexão. A criatividade é atualmente um fator chave do Espaço Educativo e vivenciar a experiência sensitiva e do saber é uma oportunidade imperdível. Por outro lado, o mundo contemporâneo faz com que a Escola seja cada vez mais composta por nativos ligados às tecnologias. É uma das ferramentas de apoio às atividades de ensino e aprendizagem, como é o caso da Impressão 3D. O melhor desse desafio é casar as diversas linguagens usadas no universo escolar às novas tecnologias e o Saber Fazer ligado à origem, que nós apelidamos de “raiz”.

 

CONTACTOS