No âmbito do programa Caldas Cidade Cerâmica 2020, integrado nas atividades planeadas para o projeto da Rede de Cidades Criativas da UNESCO do Artesanato e Artes Populares, o Município determinou a criação de um programa de compras aos ceramistas do concelho, designado por “Programa de Aquisições: Cerâmica de Autor”.
Em Julho de 2020, foi lançado o projeto, tendo em conta a constituição de uma coleção representativa dos autores que fazem hoje a cerâmica das Caldas da Rainha, bem como o apoio fundamental aos ceramistas, numa época dominada pelas dificuldades económicas e sociais no contexto da pandemia da Covid-19.
A candidatura, que terminou no final de Agosto de 2020, teve como intuito a apresentação de propostas que não ultrapassassem o valor global de 1.000€ por autor, sendo que não existiram restrições quanto ao número total de peças por inscrição. Aos proponentes, pedia-se apenas que fossem detentores de um trabalho continuado no concelho das Caldas da Rainha, pelo menos de há 3 anos até à data da proposta apresentada.
Desta forma, foram adquiridas cerca de 100 peças a 37 ceramistas, previamente sujeitas a uma seleção do júri do Programa, formado pelo Dr. José Antunes (Chefe da Unidade de Cultura do Município), Dr. Carlos Coutinho (Diretor do Museu José Malhoa) e pelo Professor Fernando Carradas (Docente na ESAD.CR). As aquisições integram uma enorme diversidade de propostas, desde peças de cerâmica tradicional, peças contemporâneas e de design de autor, estando projetada uma exposição das obras adquiridas logo que as circunstâncias o permitam.