BATALHA
A Batalha é uma referência na História de Portugal.
Esta vila, hoje com cerca de 16 mil habitantes, foi palco de distintos marcos históricos, desde a presença romana até à afirmação da independência, deixando um vasto património cultural.
Localizada no distrito de Leiria, a vila cresceu em torno do Mosteiro de Santa Maria da Vitória, Património Mundial da UNESCO desde 1984.
O monumento resulta do cumprimento da promessa do rei D. João I, em agradecimento a Nossa Senhora pela vitória na Batalha de Aljubarrota, em 1385, que lhe assegurou o trono e garantiu a independência de Portugal. O rei doou o monumento (convento) aos frades dominicanos.
O mosteiro está na origem do desenvolvimento da vila que seria elevada a concelho, em 1500, por D. Manuel I.
A vida e a vila da Batalha e da região envolvente está assim, intrinsecamente associada à história do seu Mosteiro, tornando-se num dos locais mais visitados do país.
O espírito empreendedor e artístico da comunidade batalhense, desde as suas origens, espelha-se na cultura, na história, na indústria e na arte.
A cerâmica encontrou nesta região um terreno fértil para a sua produção, servindo as necessidades dos povos que aqui se fixaram. Os artesãos romanos deixaram utensílios domésticos (lucernas, taças, potes, ânforas) e materiais de construção (telhas, tijolos).
No Mosteiro da Batalha, os frades utilizavam utensílios de cerâmica nas refeições, tendo sido identificados no monumento, pratos com detalhes pictóricos de particular interesse.
Atualmente, na freguesia de São Mamede (concelho da Batalha) ergue-se uma das maiores fábricas de cerâmica da Península Ibérica, a Matceramica.
Esta empresa, com mais de 20 anos de atividade, emprega cerca de 2 mil trabalhadores, sendo um dos maiores exportadores de louças em Portugal.
Da história à indústria, passando pela arte, a Batalha é referência na cerâmica em Portugal, razão que levou o município a integrar a Associação Portuguesa de Cidades e Vilas e Cerâmica.

Raúl Miguel de Castro
Presidente da Câmara Municipal da Batalha
Mensagem do Presidente da Câmara Municipal da Batalha
O Município da Batalha integra desde 2018 a Associação Portuguesa de Cidades e Vilas de Cerâmica (APTCVC). A adesão desta autarquia à APTCVC espelha a importância que atribuímos à cerâmica local e nacional, atendendo à relevância desta atividade económica quer no concelho, quer em toda a região.
A APTCVC tem como missão promover e valorizar a indústria da cerâmica à escala europeia, por forma a valorizar e criar valor a esta área de atividade tão relevante e características do nosso país.
A indústria da cerâmica apresenta enorme potencial, contando com empresas competitivas e que têm feito um esforço significativo para se modernizarem, dando resposta a necessidades tão prementes como a modernização de processos, a entrada em novos mercados ou mesmo no campo do design e das tendências mais contemporâneas.
A todos os parceiros da APTCVC formulo votos de sucesso neste desafio exigente de qualificar e promover a indústria da cerâmica.
Raúl Miguel de Castro
Presidente da Câmara Municipal da Batalha
Representantes da APTCVC
