Face ao contexto atual, de pandemia epidemiológica do COVID-19, em que não vislumbrando apoios nacionais específicos para o artesanato, e por forma a evitar ao desaparecimento de algumas produções artesanais o encetou de forma imediata ações nesta comunidade, por forma a que a mesma tenha alguma sustentabilidade, e atenue a perda de ativos no setor, com prejuízos óbvios para a identidade, atratividade e para o setor do turismo criativo no concelho.
O objetivo é o reforço do apoio à comunidade artesanal que vive exclusivamente do artesanato e que não tem qualquer outra fonte de rendimentos. Nesse sentido, o Município avança com um processo de aquisição de peças a cada artesão/unidade produtiva artesanal, até ao máximo de 94 agentes, que viva dos rendimentos do artesanato no valor de 800 euros + Iva, tendo sido prestado até ao momento apoio a mais de meia centena de artesãos de diversas produções locais.
A presente ação destina-se todos os artesãos com morada fiscal no concelho de Barcelos em comprovado exercício de funções e devidamente identificados pela Unidade de Turismo e Artesanato do Município ou pelo Registo Nacional do Artesanato, e que se encontrem a laborar pelo menos há 1 ano e decorra do artesanato, em exclusivo, o seu rendimento.
Cumulativamente, avança ainda com :
AOCA – Apoio Operacional à Comunidade Artesanal, é um apoio em “Género” à Comunidade Artesanal em situações consideradas essenciais para a preservação, valorização, dinamização, criação e promoção da Criatividade como eixo estruturante de desenvolvimento, promovendo a resolução de situações consideradas essenciais, categóricas e fundamentais para a manutenção, desenvolvimento da atividade dos artesãos ou potenciais artesãos, dando continuidade à estratégia em curso, que visa a transformação da cidade de Barcelos e das oficinas tradicionais em espaços criativos e de experiências, potenciando um novo paradigma de distribuição e comercialização mais sustentável. Este apoio pode ir até 2500 euros por artesão.
SIPAB – Sistema de Incentivo Promocional ao Artesanato de Barcelos – Visa apoiar anualmente a participação de artesãos de Barcelos em feiras e certames de turismo e artesanato de relevante valor para a Marca Barcelos em termos nacionais e internacionais. Este sistema apoio até 16 artesãos/criativos por ano pagando-lhe o stand em certames de relevante interesse para a Promoção em termos nacionais e internacionais, dando continuidade ao plano de internacionalização do artesanato em curso e promoção do turismo cultural e criativo.
Micro-Feiras de Artesanato – O Município de Barcelos promoveu um ciclo de micro-feiras artesanais, nas quintas-feiras de agosto e setembro, no Largo da Porta Nova, com o objetivo mitigar os efeitos que a pandemia de Covid-19 teve no artesanato.
Mercado de Natal. Realizou-se de 9 de dezembro a 3 de janeiro um mercado de natal onde estiveram envolvidos dezenas de artesãos de diversas produções com destaque para a Olaria e Figurado. Um palco que visou dar à comunidade criativa local um palco de comercialização do seus produtos artesanais em plena pandemia, mitigando os efeitos da falta de canais de distribuição, feiras e outros palcos onde normalmente estes produtos são vendidos. Por outro lado, promoveu a dinamização do centro histórico com a criação de uma estrutura desta natureza em complemento ao comercio tradicional. Este mercado teve ainda a componente de apoio ao associativismo que trabalha com artes e ofícios tradicionais e ao sector vínico do concelho.
Workshops Criativos. O Município tem preparado um vasto programa de workshops criativos com as principais produções artesanais locais, com o intuito de promover a retoma do turismo criativo e de experiências no concelho. envolvendo os agentes do alojamento do concelho e a comunidade criativa, tendo por objecto para além da retoma do turismo criativo, a criação de mais argumentos de atratividade ao alojamento do concelho, a introdução de inputs de sustentabilidade na comunidade artesanal, nomeadamente das produções certificadas. Esta estratégia tem previstas dezenas de workshops ao longo do ano de 2021, assim que as condições sanitárias o permitam.
Barcelos é um território com uma identidade cultural e etnológica muito forte ligadas às artes e ofícios, com um grande número de artesãos e uma grande variedade de artes e ofícios, dos quais, pela sua importância, a cerâmica ocupa um lugar de destaque. Esta iniciativa visou apoiar e promover este sector e contribuir para a sustentabilidade dos seus agentes. Cada feira é constituída por seis artesãos, numa base rotativa, abrangendo o maior número possível de artesãos e ceramistas. Os artesãos representam o seu trabalho ao vivo, chamando a atenção dos dos que visitam a cidade e o Mercado Semanal de Barcelos. O artesanato é parte integrante da cultura de Barcelos, inspirado nos mais variados temas da cultura e da sociedade e constitui uma manifestação da criatividade única da comunidade artesanal, o que faz de Barcelos, neste contexto, uma das principais referências a nível nacional. Nesta ação estiveram envolvidos mais de meia centena de artesãos.
As condições de segurança para a realização da iniciativa foram articuladas e obtiveram o acordo das autoridades sanitárias.
Estas são medidas que Barcelos, Cidade Criativa da UNESCO apresenta para no curto e médio prazo contribuir para a sustentabilidade do cluster da Criatividade, turismo criativo, artesanato e cerâmica aumentando deste modo os rácios de sustentabilidade dos agentes do setor.