A Assembleia Geral Ordinária da Associação Portuguesa de Cidades e Vilas de Cerâmica (AptCVC) realizada em Vila Nova de Poiares na sexta-feira, dia 18 de Março, aprovou por unanimidade e aclamação como sócios honorários o artista Mestre Manuel Cargaleiro, dois dias depois de ter festejado o 95º aniversário, e o Projeto “SOS Azulejo” liderado pelo Museu da Polícia Judiciária. Na mesma Assembleia foram admitidos igualmente como membros efetivos, os municípios de Estremoz, Loures e Vila Real, que assim se juntam aos 19 municípios que já compõem esta associação. Também já é conhecida a decisão do município de Castelo Branco para a sua adesão em próxima Assembleia Geral.
Deu as boas-vindas a todos os membros efetivos e honorários da Associação presentes o Presidente do município de Vila Nova de Poiares, Dr. João Miguel Henriques, que manifestou o grande interesse pelo projeto das cidades e vilas cerâmicas portuguesas, mostrando o empenho do seu município nos resultados da promoção da cerâmica no nosso país.
Por parte da Direção foi reafirmado, tendo por base o Estudo Económico-financeiro realizado no arranque da associação, que o reatar das atividades presenciais face à previsível melhoria da Pandemia, mas também infelizmente, ao golpe na indústria cerâmica – dos maiores consumidores de gás natural -, com a Crise Energética e a Guerra Mundial na Ucrânia -, obriga a incorporar nas Grandes Opções da Atividade para o ano de 2022 uma Missão e Desígnio Nacional reforçados.
Recorde-se que a APTCVC reunia 19 cidades e vilas cerâmicas portuguesas, como Alcobaça, Aveiro, Barcelos, Batalha, Caldas da Rainha, Condeixa-a-Nova, Ílhavo, Leiria, Mafra, Montemor-o-Novo, Oliveira do Bairro, Porto de Mós, Redondo, Reguengos de Monsaraz, Tondela, Viana do Alentejo, Viana do Castelo e Vila Nova de Poiares, e Fundão admitido já em Janeiro deste ano.
Assim esta Associação, filiada no Agrupamento Territorial Europeu das Cidades Cerâmicas, passou a integrar com estes 22 membros portuguesas, a maior rede europeia de cidades dedicadas a uma temática, que chega quase às duas centenas, englobando Itália, França, Espanha, Roménia, Alemanha, República Checa e Portugal. Decorrem negociações para alargar este Agrupamento a mais países europeus, alguns dos quais não integram ainda o estatuto de membros de pleno direito da UE, sendo apenas candidatos à adesão.
Entre os membros portugueses da Associação está a quase totalidades dos municípios portugueses, com maior tradição na produção artesanal e industrial, bem como na criação contemporânea, concelhos que totalizam cerca de 10% da população portuguesa.
Na mesma Assembleia os membros presentes aprovaram por unanimidade o relatório de contas correspondentes ao ano de 2021 e o Plano de Atividades de 2022, onde se prevê as comemorações do Dia Nacional do Azulejo em 6 de Maio próximo, e o “Bom Dia Cerâmica”. Este evento europeu iniciado em Itália há cerca de uma década e que Portugal aderiu desde a criação da Associação portuguesa, terá lugar no fim de semana de 21 e 22 de Maio, com iniciativas próprias de todos os municípios que o entendam fazer, integrados num vasto programa europeu que reúne mais de centena e meia de cidades.
Os programas de cada município estarão presentes no site da Associação https://ceramicadeportugal.pt/ bem como nas páginas do facebook Bom Dia Cerâmica e Rotas da Cerâmica, bem como nos sites europeus do evento, nomeadamente no site http://www.aeucc.eu/ e no https://www.buongiornoceramica.it/.