Março 15, 2021 Autor

APICER – Associação Portuguesa das Indústrias de Cerâmica e de Cristalaria apesenta projeto de promoção da internacionalização da cerâmica portuguesa

Definir o posicionamento da marca “cerâmica made in Portugal”, melhorar a comunicação e a imagem do setor e mudar a perceção dos mercados relativamente à cerâmica portuguesa, são alguns dos objetivos do projeto

A Associação Portuguesa das Indústrias de Cerâmica e de Cristalaria (APICER) apresentou ontem, dia 11 de março, o projeto INTERCER – Promoção da Internacionalização da Cerâmica Portuguesa. O projeto foi apresentado num seminário online e reuniu empresas e empresários dos diversos subsetores da indústria portuguesa de Cerâmica e de Cristalaria.

O INTERCER, preconizado pela APICER, é um projeto que visa mudar a perceção que os mercados têm da cerâmica portuguesa, nomeadamente dos subsetores da Cerâmica Utilitária e Decorativa e dos Revestimentos e Pavimentos Cerâmicos, como explica José Luís Sequeira, Presidente da direção da APICER: “O setor português da cerâmica desenvolve produtos de enorme qualidade mas nem sempre os mercados internacionais, caracterizados por uma intensa rivalidade competitiva, têm uma perceção condicente com a qualidade dos produtos que se produzem em Portugal”, afirma. O INTERCER quer definir e comunicar um novoposicionamento para a ‘cerâmica made in Portugal’ e tem como ambição comunicar, de forma coerente e muito consistente, esse mesmo posicionamento e de assegurar que essa comunicação chega às audiências certas nos mercados internacionais”, explica o presidente da APICER.

Com vista a melhorar a competitividade do setor, e a par com a definição do posicionamento da marca “cerâmica made in Portugal”, o INTERCER propõe-se, assim, a melhorar a comunicação e a imagem do setor nos mercados internacionais com uma comunicação com um nível de qualidade condicente com o posicionamento desejado; a aumentar a perceção da qualidade percebida dos produtos nos mercados internacionais, através de um conjunto de ações e suportes de comunicação; e a reforçar a visibilidade internacional da oferta do setor.

Para tal, o projeto que foi iniciado em 24 de dezembro de 2020, irá desenvolver até ao final de 2022 um conjunto de ações, incluindo a definição de uma estratégia de marca para a cerâmica portuguesa; o desenvolvimento de uma identidade verbal e visual alinhadas com o posicionamento; o desenvolvimento de diversos suportes de comunicação; e a comunicação e ativação da marca junto das audiências relevantes nos mercados-alvo (em articulação com a AICEP,) de modo a reforçar as exportações do setor.

O INTERCER contou com o apoio das empresas de consultoria VLM Consultores, para a elaboração da candidatura, e Super. Brands Consultants, para a criação e desenvolvimento da marca para a cerâmica portuguesa e respetiva estratégia de comunicação a implementar. O projeto foi apoiado pelo sistema de incentivos SIAC (Sistema de Apoio a Ações Coletivas) e é cofinanciado pelo FEDER, no âmbito do COMPETE 2020 – Programa Operacional Competitividade Internacionalização.

O evento de apresentação do INTERCER – Promoção da Internacionalização da Cerâmica Portuguesa, contou com mais de 70  participantes e com as exposições de José Luís Sequeira, presidente da APICER; Cláudia Domingues – Vice-presidente da APICER, Presidente da Unidade Autónoma Cerâmica Utilitária e Decorativa, e Sócia Gerente da António Rosa Cerâmica; Paula Roque – Presidente da Mesa da Assembleia Geral da APICER, Presidente da Unidade Autónoma de Revestimentos e Pavimentos Cerâmicos e Managing Partner da REVIGRÉS; Miguel Casal – Presidente do Conselho de Administração da Grestel S.A.; Marco Mussini – Administrador da Gres Panaria Portugal; João Magalhães – Partner da Super. Brand Consultants e Jorge Salvador, representante da AICEP e Especialista da Fileira Construção Civil e Materiais de Construção

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