ALCOBAÇA

Alcobaça possui um brilhante percurso histórico ligado à cerâmica que se impõe por um cunho económico e patrimonial de relevo. Dos monges barristas medievais à resplandecente loiça azul, associada ainda hoje ao imaginário comum português, o legado alcobacense foi forjado a pulso, tanto por oleiros artesãos como por empreendedores industriais e comerciais.

Ao longo do século XX, fábricas como a Raul da Bernarda, Olaria de Alcobaça, Elias & Paiva ou a Vestal, foram fundadoras de uma marca local ao diversificarem a sua produção através da assimilação de tendências nacionais e estrangeiras executas pelos mestres pintores ceramistas autodidatas até incorporarem, mais tarde, a participação de artistas eruditos que viriam a potenciar uma progressiva produção moderna.

Empresários, técnicos e criativos concretizaram uma procura continua que viria a proporcionar uma ampla variedade de possibilidades ao nível de desenvolvimento cerâmico. Neste contexto de intensa criatividade e experimentação, a cerâmica artística de inspiração popular da primeira metade do século XX culminou, em pleno século XXI, na cerâmica decorativa contemporânea com fábricas renovadas e novas unidades fabris impondo-se no mercado internacional.

Nos dias de hoje, a industria da cerâmica artística de Alcobaça domina o sector a nível nacional com um conjunto de vinte empresas referenciadas que movimentam um volume de negócio de muitos M€ e com taxas de exportações, em média, acima dos 90%. As suas linhas associando o design e a qualidade da arte final são uma etiqueta distintiva de sucesso.

Permanece em defesa da memória histórica, o património museológico com a proeminência do Museu Raul da Bernarda (municipal) e do Museu de Cerâmica de Alcobaça (privado) com coleções significativas documentando os períodos evolutivos da cerâmica decorativa local promovendo uma programação que se constitui como um valor acrescentado e seguro do ponto de vista socioeducativo, cultural e turístico.

Hermínio José Rodrigues

Hermínio José Augusto Rodrigues

Presidente da Câmara Municipal de Alcobaça

Mensagem do Presidente da Câmara Municipal de Alcobaça

O Município de Alcobaça é membro-fundador da Associação Portuguesa das Cidades e Vilas Cerâmicas, condição que ostenta com orgulho sendo este um setor intimamente ligado à identidade do concelho.

Os pergaminhos da cerâmica neste território percorrem séculos de História, habilmente moldada pelos monges barristas cistercienses, pelos pequenos artesãos e pelos grandes empresários, criadores de riqueza e de postos de trabalho.

Trata-se da mais emblemática indústria do concelho, fortemente enraizada na economia local e um exemplo de resiliência e superação a diversos contextos adversos. Graças à criatividade e empreendedorismo dos empresários e dos trabalhadores, a cerâmica tem demonstrado uma notável capacidade de reinvenção e modernização.

Atualmente, a nossa cerâmica artística domina o setor a nível nacional com um conjunto de cerca de 20 fábricas que movimentam milhões de euros e apresentam taxas de exportação acima dos 90%.

Na qualidade de membro-fundador, o Município de Alcobaça irá contribuir, juntamente com os restantes 17 municípios, para a promoção do setor e do seu impacto social e histórico.

Hermínio José Augusto Rodrigues
Presidente da Câmara Municipal de Alcobaça

Representantes da APTCVC

Herminio-Jose-Rodrigues

Presidente Hermínio José Augusto Rodrigues, CM de Alcobaça

Vice-Presidente da Direção